Skip to main content
Einstein logo

Pós-Graduação internacional

Cirurgia Robótica em Cabeça e Pescoço

TURMA CONFIRMADA:

Mensal – Aulas Teóricas (On-line):
Quinta-feira e Sexta-feira das 08h às 18h (Via Zoom)

Mensal – Aulas Práticas (Presencial):
Sábado das 07h às 19h
(Unidade: Centro de Ensino e Pesquisa Albert Einstein –
Campus Cecilia e Abram Szajman)

Período:
Março/2024 até Março/2025

Einstein logo

Pós-Graduação internacional

Cirurgia Robótica em Cabeça e Pescoço

TURMA CONFIRMADA:

Mensal – Aulas Teóricas (On-line):
Quinta-feira e Sexta-feira das 08h às 18h (Via Zoom)

Mensal – Aulas Práticas (Presencial):
Sábado das 07h às 19h
(Unidade: Centro de Ensino e Pesquisa Albert Einstein –
Campus Cecilia e Abram Szajman)

Período:
Março/2024 até Março/2025

SOBRE O CURSO

Acompanhar o desenvolvimento científico-tecnológico na Medicina se tornou uma necessidade para o profissional médico. Visando facilitar este processo de atualização, este programa visa demonstrar a evolução da cirurgia robótica com a utilização do sistema robótico plataforma da Vinci®, produzida pela Intuitive Surgical (Sunnyvale, CA). A plataforma robótica oferece ao cirurgião visualização tridimensional dos tecidos com alta definição e magnificação, aliada ao controle de três braços robóticos, conectados a instrumentos com articulação que permitem movimentos de amplitude de até 270º, proporcionando precisão e a destreza na execução da técnica cirúrgica.
Na especialidade de cirurgia de cabeça e pescoço, o sistema robótico pode ser utilizado em diversos procedimentos como ressecção de tumores de faringe/laringe, esvaziamentos cervicais, tireoidectomias e ressecções de glândulas salivares e tumores cervicais benignos.


A cirurgia robótica transoral (transoral robotic surgery – TORS) foi inicialmente descrita como uma técnica minimamente invasiva para o tratamento do câncer de orofaringe, representando uma grande evolução em termos de resultados funcionais e recuperação atingidos com cirurgia convencional realizada através de amplos e mórbidos acessos como mandibulotomia ou glossotomia mediana. Desde então se estabeleceu como uma opção ao tratamento baseado em radioterapia (associado ou não a quimioterapia) que havia se tornado padrão nos carcinomas da orofaringe, como ótimos resultados oncológicos e funcionais, ganhando ainda mais destaque com o importante aumento na incidência do câncer da orofaríngeo relacionado ao HPV em todo o mundo. Aprovada pelo FDA em dezembro de 2009, a técnica permite a ressecção endoscópica de tecidos da orofaringe, hipofaringe e laringe, com ótima visualização e precisão, facilitando a obtenção de margens livres e ressecções oncologicamente satisfatórias. Hoje é tratamento de escolha nos tumores iniciais de orofaringe na maioria dos grandes serviços de referência em tratamento oncológico do câncer de cabeça e pescoço ao redor do mundo. Além do acesso transoral, o robô também pode ser empregado em cirurgias de pescoço, incluindo esvaziamentos cervicais, tireoidectomias, resseção de tumores de glândula salivar e tumores benignos. Nestas situações, o uso do sistema robótico permite a utilização de acessos remotos alternativos como o transaxilar e o retroauricular que evitam a necessidade de cicatrizes visíveis no pescoço mas permitem a realização dos procedimentos com ótima visualização propiciada em visão magnificada do robô e dissecção anatômica precisa. A cirurgia robótica de pescoço se tornou inicialmente popular na Ásia, especialmente no Coréia do Sul onde por motivos culturais há uma forte motivação em se evitar cicatrizes cervicais visíveis. Atualmente, além dos pioneiros coreanos, diversos grupos de cirurgia de cabeça e pescoço têm realizado tireoidectomias e esvaziamentos cervicais robóticos e/ou vídeo-assistidos, na Índia, China, Tailândia, Europa e Estados Unidos. Pouco a pouco, cirurgiões de cabeça e pescoço de diferentes regiões do Brasil estão começando a ter acesso a plataformas de cirurgia robótica e têm demonstrado interesse, buscando treinamento e habilitação, o que certamente fará com que a cirurgia robótica em cabeça e pescoço cresça de forma exponencial nos próximos anos, tanto em TORS quanto em cirurgia de pescoço. Este curso foi criado com o objetivo de discutir amplamente as diferentes aplicações da cirurgia robótica nesta especialidade.

O Centro de Excelência em Cirurgia Robótica Einstein, em setembro de 2022, obteve um novo reconhecimento para a sua Pós-Graduação Internacional em Cirurgia Robótica que se reflete em benefício para seus alunos: a Certificação por Equivalência da Intuitive, ou seja, quando cumprir o currículo da Pós-Graduação, o aluno receberá o Certificado de Console da Intuitive. O que demonstra a solidez e seriedade de seu programa de treinamento.

Centro de Excelência em Cirurgia Robótica Einstein recebe o credenciamento pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço

Centro de Excelência em Cirurgia Robótica Einstein recebe o credenciamento pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço

Aulas Teóricas 100% On-line:
• 330h Aulas Síncronas
• 30h Aulas Assíncronas
Aulas Práticas 100% Presencial.

Ao fim do curso, o aluno será elegível para dupla certificação

• Pós-graduação (MEC) lato-sensu em Cirurgia de Cabeça e Pescoço Robótica Einstein

• Certificação Oficial Intuitive (Console Surgeon) na plataforma da Vinci Si ou Xi mediante conclusão no Centro de Treinamento em Cirurgia Robótica Einstein

As aulas são ministradas ao vivo e em português, idioma oficial do Brasil. No entanto, para alunos estrangeiros, contamos com uma equipe de intérpretes para tradução simultânea das aulas para inglês e espanhol. E os materiais utilizados nas aulas são disponibilizados em português, inglês e espanhol, sendo traduzidos e enviados previamente ao módulo.

OBJETIVOS E QUALIFICAÇÕES

Ao fim do curso, o aluno terá recebido informações para:

Discutir o conteúdo teórico de forma aprofundada, embasado em evidências científicas atualizadas.

Desenvolver as habilidades técnica necessárias para a realização da cirurgia robótica transoral e de pescoço com a plataforma da Vinci (Si e Xi).

Aplicar de forma adequada critérios de seleção, considerando vantagens e limitações destes procedimentos.

Identificar as qualidades e precauções necessárias para desenvolver a cirurgia robótica de forma segura e eficaz, traduzindo esta técnica em um diferencial na especialidade.

OBJETIVOS E QUALIFICAÇÕES

Ao fim do curso, o aluno terá recebido informações para:

DIFERENCIAIS

Edital de Certificação por Equivalência

Acesse aqui

Aula teórica
Conteúdo teórico ministrado por especialistas renomados e com experiência em atividade científica

Centro de Excelência em Cirurgia Robótica
Treinamento em simulação técnica em cirurgia robótica

Epicenter
Discussões de casos clínicos com profissionais altamente capacitados e experientes quanto ao uso da tecnologia

Certificação Intuitive
Centro certificador oficial Intuitive em modelo animal ou por equivalência

Indicação para Cadastro no corpo clínico Einstein
Possibilitar processo de credenciamento como cirurgião titular em HIAE

HCRM
Único centro de treinamento que realiza o Healthcare Crisis Resource Managment (HCRM) em cirurgia robótica com treinamentos em gerenciamento de recursos de crise para treinar habilidades não técnicas e fatores humano

Bedside
Fase clínica com observação de cirurgias ao vivo, auxílio em campo cirúrgico em diversos procedimentos de alta complexidade

Alumni
Ao fim do curso o aluno poderá participar do Alumni em Robótica Einstein que é uma Rede criada a fim de manter contato com os ex-alunos dos cursos de especialidades cirúrgicas e robóticas com benéficos exclusivos

Campos de estágios:
• Morumbi (SP)
• Hospital Municipal Vila Santa Catarina (SP)
• Goiânia (GO)

Plataformas robóticas
10 plataformas distribuídas pelas unidades Einstein

PERFIL DO ALUNO

Médicos especialistas em Cirurgia de Cabeça e Pescoço que buscam atualização em Cirurgia Robótica.

PROGRAMA E METODOLOGIA

Princípios da Cirurgia Robótica - 60h

Apresentação da história de desenvolvimento da plataforma robótica da Vinci® (versões Si e Xi) e de suas funcionalidades: componentes, configurações e recursos gerais. Credenciamento.

Demonstração da configuração (setting ou setup) da sala cirúrgica (bloco cirúrgico), com preparação, passo a passo, do posicionamento do robô, do paciente, acoplamento de braços e da exposição cirúrgica, identificação dos instrumentais, materiais e acessórios necessários. Dicas práticas para otimização desta etapa.

Treinamento, Simulação e Cirurgias Ao Vivo - 100h

Treinamento, Simulação e Cirurgias Ao Vivo.

Cirurgia Robótica Transoral (TORS) - 100h

Orofaringe: Discussão sobre as mudanças epidemiológicas e biológicas no carcinoma epidermóide de orofaringe nos últimos anos, assim como fatores que influenciaram o desenvolvimento de um novo sistema de estadiamento para estes tumores. Evolução no tratamento no câncer de orofaringe e critérios de seleção, incluindo avaliação de protocolos de desintensificação de tratamento nos carcinomas HPV-relacionados e de resultados funcionais e oncológicos nos pacientes tratados com TORS ou (quimio) radioterapia.

Revisão sobre anatomia inside-outside para acesso transoral e discussão sobre seleção adequada dos candidatos para a cirurgia robótica transoral.

Utilização do TORS para o tratamento do carcinoma da orofaringe e laringe supra-glótica. Apresentação e discussão sobre a indicação e técnica de cirurgia robótica para os seguintes procedimentos: tonsilectomia radical, glossectomia parcial (ressecção de base de língua) e laringectomia supra-glótica.

Morbidade, risco, complicações e manejo perioperatório.

Cirurgia Robótica e Endoscópica de Pescoço - 100h

Acesso remoto (retroauricular e transoral) para esvaziamento cervical e tireoidectomia: indicações, técnica e discussão de vantagens e desvantagens com paciente.

Cirurgia robótica de pescoço por acesso retroauricular: Acesso e exposição; Docking; Esvaziamento cervical, resseção de glândula salivar e tireoidectomia. Indicações e limitações.

Tireoidectomia por acesso transoral (robótica e endoscópica), com demonstração e discussão de acesso cirúrgico, exposição da tireoide e compartimento central, tireoidectomia, esvaziamento do compartimento central. Indicações e limitações.

Morbidade, risco, complicações e manejo perioperatório.

Carga horária total: 360 horas.

PERFIL DO ALUNO

PROGRAMA E METODOLOGIA

Médicos especialistas em Cirurgia de Cabeça e Pescoço que buscam atualização em Cirurgia Robótica.

Princípios da Cirurgia Robótica - 60h

Apresentação da história de desenvolvimento da plataforma robótica da Vinci® (versões Si e Xi) e de suas funcionalidades: componentes, configurações e recursos gerais. Credenciamento.

Demonstração da configuração (setting ou setup) da sala cirúrgica (bloco cirúrgico), com preparação, passo a passo, do posicionamento do robô, do paciente, acoplamento de braços e da exposição cirúrgica, identificação dos instrumentais, materiais e acessórios necessários. Dicas práticas para otimização desta etapa.

Treinamento, Simulação e Cirurgias Ao Vivo - 100h

Treinamento, Simulação e Cirurgias Ao Vivo.

Cirurgia Robótica Transoral (TORS) - 100h

Orofaringe: Discussão sobre as mudanças epidemiológicas e biológicas no carcinoma epidermóide de orofaringe nos últimos anos, assim como fatores que influenciaram o desenvolvimento de um novo sistema de estadiamento para estes tumores. Evolução no tratamento no câncer de orofaringe e critérios de seleção, incluindo avaliação de protocolos de desintensificação de tratamento nos carcinomas HPV-relacionados e de resultados funcionais e oncológicos nos pacientes tratados com TORS ou (quimio) radioterapia.

Revisão sobre anatomia inside-outside para acesso transoral e discussão sobre seleção adequada dos candidatos para a cirurgia robótica transoral.

Utilização do TORS para o tratamento do carcinoma da orofaringe e laringe supra-glótica. Apresentação e discussão sobre a indicação e técnica de cirurgia robótica para os seguintes procedimentos: tonsilectomia radical, glossectomia parcial (ressecção de base de língua) e laringectomia supra-glótica.

Morbidade, risco, complicações e manejo perioperatório.

Cirurgia Robótica e Endoscópica de Pescoço - 100h

Acesso remoto (retroauricular e transoral) para esvaziamento cervical e tireoidectomia: indicações, técnica e discussão de vantagens e desvantagens com paciente.

Cirurgia robótica de pescoço por acesso retroauricular: Acesso e exposição; Docking; Esvaziamento cervical, resseção de glândula salivar e tireoidectomia. Indicações e limitações.

Tireoidectomia por acesso transoral (robótica e endoscópica), com demonstração e discussão de acesso cirúrgico, exposição da tireoide e compartimento central, tireoidectomia, esvaziamento do compartimento central. Indicações e limitações.

Morbidade, risco, complicações e manejo perioperatório.

Carga horária total: 360 horas.

CORPO DOCENTE

Nam Jin Kim

Coordenador

De gerente médico do programa de cirurgia e cirurgia robotica do Hospital Israelita Albert Einstein” para “Diretor Médico da Rede cirurgica Einstein”. Atua na formação de novos mentores no Programa DNA Einstein de Mentoria e desenvolvimento de Liderança Médica; Gestão de Projetos/Melhoria Contínua - Lean 6 Sigma e consultorias estratégicas de desenvolvimento de clinicas, consultórios e startups de tecnologia. Cirurgião formado na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Surgical Leadership Program pela Harvard Medical School, Digital Marketing Certificate Program pela Wharton School, Fellow do American College of Surgeons, Especialista/MBA em Administração Hospitalar pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo – Fundação Getúlio Vargas e HCFMUSP.

Renan Bezerra Lira

Coordenador

Médico, Cirugião Geral, Cirurgião de Cabeça e Pescoço e Cirurgião Robótico. Doutor em Oncologia pela Faculdade de Medicina da USP. Proctor em Cirurgia Robótica de Cabeça e Pescoço. Titular do Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do AC Camargo Cancer Center. Vice Coordenador do Programa de Cirurgia Robótica do AC Camargo Cancer Center. Proctor do Programa de Cirurgia Robótica - Hospital Albert Einstein. Membro Efetivo e do Comitê de Credenciamento em Cirurgia Robótica da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Membro da Latin American Thyroid Society. Membro da American Head and Neck Society. Membro Efetivo e do Comitê Científico do International Guild of Robotic & Endoscopic Head and Neck Surgery.

PROCESSO SELETIVO

O processo seletivo será composto por diversas etapas, todas eliminatórias.

Etapa 1 - Inscrição On-line

Preenchimento do formulário on-line e pagamento da Taxa de Inscrição.

Etapa 2 - Preenchimento do questionário on-line

Para dar andamento ao processo seletivo, será necessário que você preencha um breve questionário (QUED), contendo informações pessoais, acadêmicas e profissionais.

Etapa 3 - Entrevista

Entraremos em contato para agendar uma entrevista.

Etapa 4 - Resultado

Você será contatado por e-mail com o resultado.

Etapa 5 - Matrícula

Se aprovado, você receberá instruções para realizar a matrícula.

INVESTIMENTO

Inscrições até

11/12/2023

Valor da inscrição: R$ 50,00

24x R$ 2.355,19 – R$ 56.524,65

15x R$ 3.608,52 – R$ 54.127,77

À vista (com desconto) – R$ 50.032,29

IMPORTANTE: O parcelamento para aluno estrangeiro é em até 12x


Para matrículas efetivadas até: 03/01/2024
*Consulte Condições

Inscrições até

15/01/2024

Valor da inscrição: R$ 50,00

24x R$ 2.486,04 – R$ 59.664,91

15x R$ 3.808,99 – R$ 57.134,87

À vista (com desconto) – R$ 52.811,86

IMPORTANTE: O parcelamento para aluno estrangeiro é em até 12x


Para matrículas efetivadas até: 06/02/2024
*Consulte Condições

Inscrições até

03/03/2024

Valor da inscrição: R$ 50,00

24x R$ 2.616,88 – R$ 62.805,17

15x R$ 4.009,46 – R$ 60.141,97

À vista (com desconto) – R$ 55.591,44

IMPORTANTE: O parcelamento para aluno estrangeiro é em até 12x


Para matrículas efetivadas até: 13/03/2024
*Consulte Condições

Alunos internacionais – para informações de pagamento da matricula, entrar em contato com cirurgia.robotica@einstein.br

LOCAL E HORÁRIO

Unidade Einstein:
Centro de Ensino e Pesquisa Albert Einstein – Campus Cecilia e Abram Szajman

Endereço:
Rua Comendador Elias Jafet, 755 – Morumbi – São Paulo – SP, 05653-000

Horário das aulas:
Mensal – Aulas Teóricas (On-line): Quinta-feira e Sexta-feira das 08h às 18h (Via Zoom)
Mensal – Aulas Práticas (Presencial): Sábado das 07h às 19h
(Unidade Centro de Ensino e Pesquisa Albert Einstein – Campus Cecilia e Abram Szajman)

Estacionamento:

Rua Comendador Elias Jafet, nº 755 – Morumbi (Estacionamento é pago e sujeito a disponibilidade de vagas)

Dúvidas

(11) 2151-1001

SAIBA MAIS SOBRE ESSA UNIDADE

LOCAL E HORÁRIO

Unidade Einstein:
Centro de Ensino e Pesquisa Albert Einstein – Campus Cecilia e Abram Szajman

Endereço:
Rua Comendador Elias Jafet, 755 – Morumbi – São Paulo – SP, 05653-000

Horário das aulas:
Mensal – Aulas Teóricas (On-line): Quinta-feira e Sexta-feira das 08h às 18h (Via Zoom)
Mensal – Aulas Práticas (Presencial): Sábado das 07h às 19h
(Unidade Centro de Ensino e Pesquisa Albert Einstein – Campus Cecilia e Abram Szajman)

Estacionamento:

Rua Comendador Elias Jafet, nº 755 – Morumbi (Estacionamento é pago e sujeito a disponibilidade de vagas)

Dúvidas

(11) 2151-1001

SAIBA MAIS SOBRE ESSA UNIDADE

ENCONTROS PRESENCIAIS

Observação: Todas as aulas Teóricas serão On-line. Somente as aulas Práticas serão presenciais e o cronograma será enviado 20 dias antes do início das aulas.

Observação: Todas as aulas Teóricas serão On-line. Somente as aulas Práticas serão presenciais e o cronograma será enviado 20 dias antes do início das aulas.

DIAS E HORÁRIOS

Aula Teórica - (Uma Vez ao Mês)



Quinta-feira e Sexta-feira das 08h às 18h

Local: Transmissão Remota via Ferramenta Zoom

Aula Prática - (Uma Vez ao Mês)



Sábado das 07h às 19h

Local: Unidade Einstein – Centro de Ensino e Pesquisa Albert Einstein - Campus Cecilia e Abram Szajman

Endereço: Rua Comendador Elias Jafet, 755 - Morumbi - São Paulo - SP, 05653-000

CRONOGRAMA DE AULAS

TURMA CONFIRMADA | Início das Aulas: 14/03/2024

Download Cronograma

CONHEÇA MAIS CURSOS

RECEBA NOVIDADES EXCLUSIVAS 

Captcha obrigatório
Cadastro efetuado com sucesso!

Surpreenda o seu futuro.
Surpreenda-se com o Ensino Einstein

Junte-se a nós
Clique aqui
e consulte o cadastro
da instituição no
Sistema e-Mec


Termos de Uso e Política de Privacidade

©2020 Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
CNPJ: 60.765.823/0001-30 - Endereço: Av. Albert Einstein, 627 - Morumbi - São Paulo - SP - 05652-000